segunda-feira, 20 de maio de 2013

Curiosidade #9: Divisão da Coreia

Eu estava aqui pesquisando sobre o exército sul coreano, quando percebi que para falar sobre a importância do serviço militar na Coreia, seria bom se nós entendêssemos um pouquinho sobre a divisão da Coreia. Vou tentar ser breve e objetiva.


Como você já deve saber, a Coreia era um único país. A divisão aconteceu com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os Estados Unidos e a União Soviética renderam as tropas japonesas que até então ocupavam a Coreia. Como havia sido acertado em um acordo, o exército soviético ocupou boa parte do norte da península coreana, se detendo no Paralelo 38 N (uma linha imaginária que está 38º ao norte da Linha do Equador), esperando a invasão americana pelo sul do país. Essa linha divisória foi criada pelos americanos antes da invasão da península coreana, como uma espécie de garantia para o caso da União Soviética não cumprir sua parte no acordo.



Uma Comissão Americano-Soviética começou então a administrar a Coreia e decidiram que dariam a independência a península coreana dali a cinco anos, em 1950. Obviamente  os coreanos foram excluídos das negociações sobre o futuro do país e não ficaram nem um pouco satisfeitos com isso. As duas potencias estrangeiras usariam esse meio tempo para exercer sua influência sobre as zonas ocupadas, para inserir na população suas ideologias políticas. Para resumir, a Coreia do Norte, ligada à União Soviética, se tornou comunista e a do Sul continuou abraçada ao capitalismo, apadrinhada pelos americanos.

Em 1948, cada uma das Coreias teve sua própria eleição presidencial e os dois presidentes eleitos eram muito nacionalistas e pretendiam reunificar a Coreia. Mas imagine a tensão, considerando que cada lado seguia sistemas políticos opostos. Em 1949, a maioria das tropas estrangeiras já tinham deixado os dois países, mas enquanto o Norte estava fortemente armado com equipamentos russos, as forças militares sul-coreanas estavam despreparadas e mal armadas. A situação se transformou em guerra aberta quando as forças norte-coreanas, tendo o apoio da China e da União Soviética, invadiram a Coreia do Sul, no ano seguinte.

A guerra, que foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria e que deixou o mundo quase a beira de uma guerra nuclear, acabou em 1953 com um cessar-fogo. Nesse meio tempo, 4 milhões de pessoas foram mortas, sendo a maioria civis.

Desde então, a relação entre as duas Coreias se mantém tensa, o que causou vários desentendimentos e agressões entre os dois países. Um exemplo recente ocorreu em 2010, quando a Coreia do Norte lançou um torpedo em um navio sul-coreano, matando 46 marinheiros. Ainda no mesmo ano, a Coreia do Norte disparou vários tiros na ilha de Yeongpyeong, matando dois militares e dois civis sul-coreanos.

E, como temos visto, o conflito ainda parece longe de acabar. Em março de 2013, o governo norte-coreano decretou nulo o armistício (cessar-fogo) de 1953. 

Leia também: Verdades e Mentiras Sobre os Conflitos das Coreias




Fontes: Wikipedia, Mundo Estranho, Brasil Escola
Texto por: Nikki @ Purple Line Fics
POR FAVOR, NÃO RETIRE SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário