sábado, 22 de dezembro de 2012

Curiosidade #1: Natal na Coreia do Sul


Já tiveram a curiosidade de saber como é o Natal na Coreia do Sul? Vamos conhecer um pouquinho das tradições natalinas sul-coreanas.

O cristianismo é relativamente novo na Ásia, mas atualmente cerca de 30% da população da Coreia do Sul é cristã - o que a torna um dos países asticos com o maior número de cristãos. E se pararmos para analisar, vamos perceber que a porcentagem de artistas coreanos cristãos é bem alta em relação a porcentagem geral.

Sendo assim, o Natal (성탄절 Seongtanjeol) é comemorado pelas famílias cristãs, mas também é um feriado público apesar de a Coreia ser oficialmente budista. Algumas pessoas vão à escola e trabalham normalmente no Natal.

Tradições de Natal


Os cristãos celebram o Natal de maneira semelhante ao Ocidente. Mas como é primordialmente um feriado religioso, há bem menos alarde. Algumas famílias montam árvores de Natal, pessoas trocam presentes, lojas colocam as decorações para o feriado, mas as festividades começam muito mais próximo do dia de Natal. Não como aqui, que um mês antes já começamos a decorar. Ir à Igreja no Natal é muito popular, até mesmo entre os não-cristãos. E os corais são comuns, principalmente entre os jovens.


O Papai Noel também é popular com as crianças da Coreia, mas atende por Santa Keulloseu (산타 클로스), uma adaptação da versão em inglês Santa Claus, ou Santa Harabeoji (산타 할아버지) abrasileirando, seria o Vovô Noel. Ele pode usar terno tanto vermelho quanto azul. Embora eu ache que o vermelho seja bem mais comum, já que não é muito fácil achar foto de um deles de azul.


Assim como nós fazemos, eles costumam trocar presentes na véspera de Natal. Sendo mais comum um presente significativo do que uma pilha de presentes. Dar dinheiro ao invés de presente é ainda mais popular.

Ceia de Natal e Dia de natal

Celebrar o feriado com uma ceia também é comum entre as famílias, com um menu que geralmente inclui pratos coreanos populares, como: macarrão de batata doce (jabchae), sopa de bolinho de arroz (tteokguk), bulgogi (o famoso churrasco coreano) e kimchi (repolho picante em conserva).

Ei, você! Você está na minha lista de malcriados! Vá já pro meu quarto!

Porém, mais popular do que essas reuniões em casa, é sair de casa. Os restaurantes ficam cheios no Natal, pois é considerado um feriado romântico. Os parques temáticos e casas de shows têm eventos especiais para o dia de Natal. Os motéis costumam lotar nesse dia. Safadinhos. Ao contrário do que acontece no ocidente, é mais comum os jovens festejarem o Natal com os amigos e passarem o Ano Novo com a família. Para os coreanos não-cristãos, o natal é apenas um dia popular de compras.


Agora, para quem mora na Coreia do Norte, o Natal é muito diferente. Ser cristão é "oficialmente" permitido, mas você pode ir para a prisão ou até mesmo ser morto por ser cristão ou por ter uma bíblia. Os cristãos na Coreia do Norte têm que se encontrar em segredo e qualquer celebração de Natal também tem que ser feita em segredo. =/
  

Para desejar Feliz Natal em coreano, você pode dizer Meri Keuriseumaseu (메리 크리스마스 - Merry Christmas) ou Jeulgeoun Seongtanjeol Doeseyo (즐거운 성탄절 되세요). Eu particularmente aconselho a escolher a primeira opção, já que é bem mais fácil xD

Texto: Nikki @ Purple Line Fics
Fontes: Korean Food; Love To Know; Why Christmas

4 comentários:

  1. Olá. primeiro comentário desse post é meu. WEEEEEEEEEEEEE! KKKK /baka.
    Te juro que hoje eu estava pensando sobre como era o Natal nos países asiáticos, porque eu sempre leio em mangás e vejo em doramas, o casal sair, ou ir para uma party hard nessa ocasião, por isso sempre pensei ''A mãe desse povo não liga?'' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Enfim, foi bem esclarecedor o post! Mas só me responda uma coisa, lá também é no dia 25/12? :D (É meio óbvio, eu sei --)

    ResponderExcluir
  2. Tay, sua linda! Obrigada por comentar *-*
    A pergunta tem mta lógica, já que, por exemplo, o ano novo deles é em outra data (assunto pro próximo post xD). Mas sim, eles comemoram o Natal no dia 25 mesmo, como a gnt, e tbm tem o hábito de trocar os presentes na véspera! :D

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando no Google se Seul estava decorada para o natal e acabei aprendendo outras coisas com vcs. Não conheço pessoalmente este país mas, sonho conhecer. Parabéns pelo posto.

    ResponderExcluir