domingo, 14 de abril de 2013

Curiosidade #8: Dia dos Namorados x White Day x Black Day


Se acha que um dia especial para os namorados por ano não é o suficiente, você deveria considerar se mudar para a Coreia. Lá eles têm datas especiais para casais em cada mês! Não, não é exagero. Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais?


Aqui, o Dia dos Namorados é um dia voltado principalmente para as mulheres. Os homens geralmente são os responsáveis por planejar os encontros, enviar flores, escolher os presentes certos, etc. Enquanto as mulheres só se preocupam com a lingerie e ainda vão arrumar briga com o namorado se o encontro for menos que perfeito. Para os solteiros, é um dia para se lamentar ou, no caso dos mais desencanados ou desesperados, ir a bares/boates voltados especificamente para solteiros (porque qualquer outro lugar vai estar desagradavelmente lotado de casais).

Já na Coreia, o Valentine's Day (dia dos namorados) é "celebrado" de maneira completamente diferente. Pode-se dizer que não há tanto alarde a respeito da data quanto por aqui. Não é difícil reservar jantares, as lojas não são invadidas por caixas de chocolates e cartões, creio que a publicidade também não seja exagerada... Enfim. Todos sabem que a data existe, mas muitos não ligam e não fazem nada a respeito. Embora seja comum a troca de doces, balas, pirulitos entre amigos estudantes.

O "protocolo" do Valentine's Day (comemorado no dia 14 de fevereiro) é que as mulheres presenteiem os homens que gostam. Tradicionalmente com chocolate. E há dois tipos de chocolate que podem ser dados. Os que são mais baratos e geralmente as mulheres dão para os homens em suas vidas, o que inclui, por exemplo, colegas de trabalho. Não há sentimentos românticos envolvidos. Já os mais caro, de melhor qualidade e, muitas vezes, feitos em casa são dados aos homens por quem estão interessadas. E isso é tudo.


Mas e os homens? O que os homens fazem? Bem, um mês depois, em 14 de março, temos o White Day, onde os homens que receberam chocolate no Valentine's Day retribuem as mulheres que os presentearam, numa maneira de provar que o sentimento é correspondido. Com chocolates, claro. Nada muito criativo, convenhamos. Mas como eu sou chocólatra, não reclamaria.

Ok, interessante, mas e se você estiver solteiro? Não ganha nada? Ah, ganha sim! Ganha um dia especialmente para você. Hoje, dia 14 de abril, é Black Day na Coreia. Uma data especial para aqueles que não ganharam chocolate nem no Valentine's Day nem no White Day. Os encalhados solteiros então se vestem de preto (incluindo acessórios, sapatos e unhas pretas) e se reúnem para comer comida preta (jjajang myeon, macarrão ao molho de feijão preto ) e se chafurdar em auto-piedade e dor de cotovelo.

Se aqui você já fica deprimido por estar solteiro uma vez por ano no dia dos namorados, podemos dizer que seu sofrimento seria triplicado na Coreia! "Eu fiquei miserável no Valentine's day, me senti ainda mais sozinha no White day e estou chorando sobre um prato de macarrão preto," disse Young Na em uma entrevista. "Espero que as coisas melhorem no próximo ano." Nós sempre esperamos e raramente melhora.

Mas isso não é tudo! O dia 14 de cada mês tem um significado especial para os casais.

- 14 de maio - Rose Day: Os casais se presenteiam com rosas.
- 14 de junho - Kiss Day: dia do beijo, onde os casais se beijam para confirmar que se amam. Como se todos os outros beijos que trocaram nos outros dias não tivessem nenhum significado.
- 14 de julho - Silver Day: os casais trocam joias de prata, normalmente anéis, para confirmar seu amor.
- 14 de agosto - Green Day: uma paródia de "deboche" ao dia de São Patricio (feriado irlandês). Os casais se vestem de verde. Soju é vendido aos montes, porque as garrafas são verdes.
- 14 de setembro - Photo/Music Day: Os casais se presenteiam com CDs para confirmar seu amor (Repetitivo?). Eles tiram fotos e vão ao Noraebang (sala de karaokê). O que não faz muito sentido uma data para isso, já que os coreanos fazem esse tipo de coisa todo fim de semana. Mas ok.
- 14 de outubro - Wine Day: os casais bebem vinho juntos.
- 14 de novembro - Movie Day: Adivinha o que eles fazem? Sim, veem filmes juntos.
- 14 de dezembro - Hug Day: os casais se abraçam e se afastam. Eles, na verdade, só fazem isso para demonstrar seu amor e mostrar que estão oferecendo calor ao outro, com a aproximação do frio do inverno. WTF?
- 14 de janeiro - Diary Day: os casais se presenteiam com diários para que possam escrever sobre todas as experiencias que eles terão nas datas comemorativas entediantes daquele ano.

São todas datas não-oficiais e sem real significado projetadas para aumentar o consumismo. Como se isso não bastasse, há também o Pepero Day no dia 11 de novembro (onde as pessoas se presenteiam com pepero - biscoitos em formato de palito cobertos de chocolate).


Em resumo, o correspondente ao nosso Dia dos Namorados é bem econômico lá na Coreia. Não há desperdício de dinheiro com presentes desnecessários, nem sofrimento para os solteiros, porque vão ficar em casa enquanto todos os casais fazem sexo saem para comemorar (mas ainda há o sofrimento por ter ninguém para dar/ganhar chocolate, acredite em mim), sem brigas por não ter um encontro no mínimo perfeito, sem ciúmes, etc. Pensando por esse lado, é excelente.

Anyway, happy Black Day! Vamos comer jjajang myeon hoje? xD E não se esqueçam de curtir nossa página no facebook!

Fontes: Smithsonianmag | Iliveinkorea | wikipedia
Texto por: Nikki @ PurpleLineFics
POR FAVOR, NÃO RETIRE SEM OS DEVIDOS CRÉDITOS



2 comentários:

  1. Gente, que matéria interessante *O* Vou super marcar nos meus favoritos porque amei como tu escreveu ela. yaya
    Kissus #Sa

    ResponderExcluir
  2. Own! Que bom que gostou! *--* Eu escrevi meio correndo pq sempre esqueço das datas e quando fui ver já era Black Day e eu nem tinha falado ainda sobre o dia dos namorados. Daí tive que compilar tudo numa matéria só xDD Mto obrigada por comentar! ^^

    ResponderExcluir