domingo, 30 de dezembro de 2012

Curiosidade #4: Ano Novo Coreano


Sendo a cultura asiática tão diferente da nossa, surge algumas perguntinhas, tipo: como será que os coreanos celebram o Ano Novo? Abra o post para saber mais.


O Ano Novo coreano, comumente conhecido como Seollal (설날), é o primeiro dia do calendário lunar. É o mais importante dos feriados coreanos tradicionais. Consiste de um período de celebrações, começando no dia do Ano Novo solar. Os coreanos também comemoram o Ano Novo solar em 1º de janeiro de cada ano, seguindo o calendário Gregoriano. O feriado do Ano Novo Lunar dura três dias e é considerado um feriado mais importante que o dia de Ano Novo solar.

O Seollal geralmente cai no dia da segunda lua nova depois do solstício de inverno. Em 2012, o Ano Novo Lunar caiu no dia 23 de janeiro e o desse ano é dia 10 de fevereiro.
 

Um pouco de história: a oscilação entre o ano novo solar e o lunar na Coreia

Embora os coreanos celebrassem tradicionalmente o ano novo lunar, o Japão impôs o ano novo solar durante o período colonial. Mas, mesmo depois da libertação em 1945, a Coreia não pôde decidir completamente sobre quantos feriados atribuiria a cada ano novo. Em 1954, o governo da Coreia oficialmente rebaixou o ano novo lunar a um dia comum de trabalho, e tornou o ano novo solar um feriado de três dias. Os governos seguintes fizeram o possível para fazer os coreanos comemorarem o ano novo solar, afirmando que "ano novo duplo" [이중과세] era um desperdício, e que o ano novo solar era mais moderno. Essa política prosseguiu até 1985.

Mas os velhos hábitos se recusavam a morrer. Em 1985, o governo coreano estranhamente designou o ano novo lunar como "Dia da Tradição Folclórica" [민속의 날], e o tornou um feriado de um dia. Em 1989, o governo coreano finalmente cedeu e restaurou o ano novo lunar como o apropriado "Dia de Ano Novo" (seollal), que se tornou um feriado de três dias. O ano novo solar, no entanto, passou a ter dois dias de feriado. Enfim, em 1999, o ano novo solar passou a ser um feriado de um dia, e esse é o sistema em uso até hoje.
 

Costumes
 
Como mencionamos em um post anterior, o Ano Novo coreano é um feriado tipicamente familiar, muito mais do que o Natal. Muitos aproveitam o feriado de três dias para retornar às suas cidades natais e visitar os pais e outros familiares, onde eles realizam um ritual ancestral. É costume usar as tradicionais roupas coloridas coreanas, chamadas de hanbok. Mas, atualmente, as famílias pequenas tendem a ser menos formais e usarem outro tipo de roupa formal ao invés do hanbok. Muitos coreanos recebem o ano novo visitando locais da costa leste, como Gangneung e Donghae (não o do Super Junior, claro) na província de Gangwon, onde geralmente assistem os primeiros raios de sol do novo ano.


Sebae

Como o foco coreano é começar o ano novo se reconectando com a famíla e os antepassados, o ritual mais cerimonial observado no ano novo é o sebae (uma reverência profunda até o chão). Tradicionalmente, as famílias começam fazendo o sebae aos antepassados e oferendas de comida e bebida para os espíritos deles. Dependendo da família, o sebae pode se resumir apenas às crianças e adultos se curvando e prestando o devido respeito aos mais velhos, começando com profunas reverências para a geração mais velha. As crianças recebem dinheiro de presente e palavras de sabedoria para o ano novo. O cumprimento mais comum é saehae bok mani badeuseyo (새해 복 많이 받으세요) que significa "Tenha um Ano Novo abençoado".


Tteokguk ou Duk gook (떡국)


Após o sebae, a refeição tradicional de Ano Novo é uma sopa de bolo de arroz em fatias finas (tteokguk) ou uma variação com bolinhos. Como todo mundo fica um ano mais velho com o início de cada ano (e não no aniversário), muitas pessoas dizem aos filhos que eles não podem ficar mais velhos a não ser que tenham comido o tteokguk. Em cada celebração coreana importante é apreciado um tipo de tteok (bolinhos de arroz, duk ou ttuk) e a sopa de bolinhos de arroz branco representa um começo limpo e novo para o novo ano.


O que eles fazem para se divertir?

Tabuleiro de yutnori

Depois de comer o tteokguk no café da manhã ou almoço, é hora de um momento mais casual em família. Obviamente que esse 'tempo em família' varia de acordo com a família e pode significar jogos tradicionais ao ar livre, como pipas ou noltigi, jogos coreanos de tabuleiros como yutnori, gerações mais jovens que jogam videogame, karaoke ou só conversam e relaxam. Se os membros da família não se encontram todos em um único lugar, a geração mais nova habitualmente visita os parentes mais velhos que moram perto, para o sebae e desejar um bom ano novo.


Texto: Nikki
Fontes: Wikipedia; Ask A Korean; Korean Food; Visit Korea

3 comentários:

  1. Adorei as informações, é bem legal conhecer um pouco mais dos costumes desse país, e não é muito fácil encontrar essas informações. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as informações, é bem legal conhecer um pouco mais dos costumes desse país, e não é muito fácil encontrar essas informações. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, as minhas dúvidas foram finalmente esclarecidas.
    Eu nasci nas Coreia do sul, mas pouco sei porque vim muito pequena para PT.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir