terça-feira, 1 de março de 2016

ABC Coreano: Oppa, eu gosto de você!

Você já pensou em como seria encontrar seu Oppa por aí? Iria querer dizer o quanto ele é lindo, talentoso e maravilhoso, certo? SIM! Mas vai com calma porque pode assustar ele. Ao invés de sair se declarando com um profundo (e assustador) "você é o amor da minha vida, eu não vivo sem você. Casa comigo e vamos viver felizes para sempre.", por que não tentar uma aproximação mais leve (e fofa) com uma frase simples? 

Ficou interessada? Nós te ensinamos, ou melhor, os meninos do GOT7 ensinam!

난 니가 좋아! - Eu gosto de você!

Entenda a frase:
  • 난 - Eu 
  • 니가 - Você
  • 좋아 - Gostar 

나 é o pronome da primeira pessoa do caso reto, ou seja, eu. Na frase ele está retratado como 난 e a explicação é simples (ou nem tanto). 

난 é a junção de 나 + 는, sendo 는 uma partícula de tópico, a forma resumida (contraída) de 나는 é 난. Uma forma simples de entender é comparando com o inglês: I am = I'm. 

Por outro lado, de forma (bem superficial nessa explicação) devemos levar em consideração que as frases em coreano têm uma estrutura diferente das nossas, então as partículas entram em ação para dar mais sentido. No caso das partículas de tópico elas indicam o ponto em destaque na oração. 

너 é outro pronome do caso reto, mas dessa vez na segunda pessoa, ou seja, você. Vale lembrar que seu uso não é formal. Na frase, 너 está acompanhado da partícula de sujeito 가. A junção dessas sílabas pode parecer estranha, já que há uma mudança, mas a explicação é simples: 너 + 가 = 가 [nega],contudo sua pronúncia é extremamente semelhante a 내가  [naega] (eu + partícula de sujeito), então foi mudada para  [niga], facilitando assim a compreensão. 

Quanto às partículas de sujeito, tenha em mente que indicam o sujeito da oração, ou seja, aquele que pratica uma ação, mas neste caso essa não é uma observação importante. 

좋아 é um verbo, sua tradução seria como o "like" do inglês e por coincidência ou não ele também pode significar duas coisas caso estiver olhando apenas essa parte da palavra. 좋아 pose ser a forma informal do advérbio ou o verbo 좋아하다. Neste caso ele é a forma conjugada(informal) de 좋아하다 e significa "gostar de".

난 니가 좋아!
[nan niga joha]

2 comentários: