quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Dica de Escrita: Pontuação nos diálogos


Você sabe como pontuar corretamente seu diálogo? Onde colocar ponto e onde não? Quando usar letra maiúscula ou minúscula? Aprenda aqui.



Há duas maneiras de separar o diálogo do resto da narrativa: aspas (“”) ou travessão (—).

Não confundir travessão com meia-risca (–), hifén (-) ou com underline (_). Veja aqui como colocar o travessão no Word.


» Travessão é usado no início do diálogo e para delimitar o diálogo (intercalando discurso direto e indireto).
— É claro. — Ele ainda não parecia convencido. — Esses caras são da Rainbow — disse, mostrando a identificação de um deles.

» Aspas são usadas como delimitação do diálogo, no começo e no final.

“É claro.” Ele ainda não parecia convencido. “Esses caras são da Rainbow,” disse, mostrando a identificação de um deles.

Obs: A pontuação varia um pouco nos dois, nesta postagem, vamos focar na pontuação usada em diálogos com travessão.


Agora, como saber onde colocar ponto e se deve continuar com letra maiúscula ou minúscula?

» Se o verbo que acompanha o diálogo descrever o ato de falar, a oração começa com letra minúscula e em hipótese alguma será precedida de ponto final (embora possa ser por interrogação e exclamação).

— Ótimo, está desligado — constatou, soltando o rádio depois de algumas tentativas. Ele me lançou um olhar de esguelha. — Ainda não sei seu nome.
— Cuidado!gritei, ao notar que a rua estava prestes a acabar; íamos bater.
— Conhece eles?ele perguntou em um sussurro.


Verbos dicendi (que descrevem a fala):

dizer, perguntar, afirmar, declarar, inquirir, advertir, gritar, lamentar(se), gemer(a fala), sussurrar, etc.

Inclusive metáforas equivalentes como: “soltar”, “destilar”, etc.



» Se o verbo descreve uma ação paralela ou seguida à fala, mas não a descreve diretamente, então usa-se o ponto na fala e letra maiúscula na oração seguinte.

— Ok, você é o policial aqui.Eu ergui as mãos, me mostrando indefesa.
— Precisamos ir, senhorita.Um cano mortal e frio encostou na minha cintura, fazendo meu sangue gelar. — Eu insisto.
— Cães selvagens?Dei uma espiada pelo retrovisor com a inquietante sensação de que o cachorro ainda estava por perto e me observando. — Bobagem.
— A porta dos fundos!Animei-me ao notar a saída no final do meu campo de visão.


Sempre que terminar com um ponto final, a próxima frase começará com letra maiúscula.


Obs¹: Lembre-se de pontuar o final da oração descritiva, antes do próximo travessão para a continuação do diálogo.

— Vamos ver  — ele disse, mas eu vi que tentava conter o sorriso. Ele guardou a algema e a chave.Você precisa cuidar da sua mão.
— Ótimo. — Seu sorriso se ampliou por um instante, antes de voltar a ficar sério.Não podemos ficar aqui. Vamos para a delegacia, estaremos seguros lá.


Obs²: Se a fala vier intercalada com uma pequena narração no meio da frase,  não se usa o ponto, mas uma vírgula depois do segundo travessão.

— Meu Deus — eu arfei —, isso parece um pesadelo!


Dúvidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário