segunda-feira, 7 de abril de 2014

9 Estágios de se Tornar um K-popper


K-pop não é um gênero musical, é um amor pra toda a vida.

Estágio 1: Confusão


Seu amigo te enviou aquele MV engraçado, mas você não tem muita certeza do que está se passando. Que idioma é esse? Qual é a das cores brilhantes? Das explosões? Por que o cara está gritando com a bunda daquela garota?

Estágio 2: Curiosidade

Você se pega cantarolando aquela música em particular, então assiste o vídeo novamente. E confere algumas das sugestões do Youtube porque parecem legais. Acaba ouvindo todos os singles do Girls' Generation, por que não?

Estágio 3: Negação


As músicas são legais... Não é como se você as escutasse tipo umas cinquenta vezes e tivesse um punhado de grupos no iPod. É divertido e tal, mas você não está viciado. Sério.

Estágio 4: Sigilo


Ok, então talvez você esteja viciado. Mas sabe como seria estranho admitir para seus amigos que agora você gosta de música coreana; eles não entenderiam. Então você vai manter por baixo dos panos por algum tempo.

Estágio 5: Obsessão


Você finalmente se tornou obcecado. Tem um bias (ou alguns...), sabe a maioria das palavras das suas músicas favoritas, e já rastreou todos os programas com legenda para poder ver seus grupos preferidos sendo entrevistados. Você pode ou não ter um ou dois momentos de surto. Segue todos as fanpages/blogs para saber instantaneamente quando algo relacionado ao seu bias é postado, mesmo que seja a tradução de um tweet. Sem mencionar sua coleção de gifs, que é de matar.

Estágio 6: Integração


Você e o fandom se tornaram um. Está envolvido em todo o drama, passa horas defendendo seu bias, e até mesmo começou seu próprio tumblr voltado pro k-pop. Você não tem certeza de quando aconteceu, mas em algum lugar entre a postagem da sua primeira gif do Block B e a declaração de guerra contra a garota que falou mal do seu bias, você se fundiu com a comunidade de fãs.


Estágio 7: Koreaboo


Não é mais suficiente ser fã. Você quer aprender coreano, comer comida coreana, assistir k-dramas, usar roupa popular coreana, até mesmo viver na Coreia, só para estar mais próximo do seu bias. Assiste todos os vídeos do Eat Your Kimchi para ter uma melhor compreensão da cultura. Nada disso seria ruim se você não estivesse tão chato. Especialmente quando começa a gotejar palavras coreanas aleatórias no meio das frases. Às vezes  até deseja ter nascido coreano. Você é agora um Koreaboo (pessoa obcecada pela Coreia). Esse é o ponto mais baixo da sua transformação em um fã de k-pop. (Essa fase é opcional)

Estágio 8: Percepção


Alguém abriu seus olhos e matou seu idealismo. Agora você sabe que quase tudo é cuidadosamente premeditado, desde as músicas, as aparições na TV, até as cenas engraçadinhas dos bastidores.


Você deve se sentir traído, enganado ou decepcionado com essa notícia. Todas as músicas são criadas por grandes corporações? Eles são treinados por anos antes de debutar? A maioria passou por algum tipo de cirurgia plástica?


Estágio 9: Aceitação



Você finalmente chegou a um acordo com o K-pop e seu fandom. Claro, existem os fãs sasaeng, e os grupos são projetados para fazer dinheiro, mas isso não quer dizer que não se pode apreciar a música e aqueles que a cantam. Afinal, eles podem não fazer sua própria música (com algumas poucas exceções), mas ainda são eles que performam e fazem a mágica acontecer. Agora você pode surtar à vontade sem se sentir julgado ou inseguro.

A verdadeira felicidade foi alcançada com sucesso!


Cr: BuzzFeed
Trd e Adpt: Nikki

2 comentários:

  1. Adorei!!!
    Passei por praticamente tudo, risos eternos no estágio 5. Eu tenho uma coleção infinita de gifs, tinha 10 mil fotos do meu grupo preferido (deu pau no hd e perdi todas ), tô refazendo minha coleção 2 mil até agora e mais umas 300 de vários grupos/atores.
    Nunca fui tão louca por outra coisa, artista ou gênero quanto pelo kpop. Acho q o kpop tem esse efeito, só sei q sou muito mais feliz agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa.. tive um problema parecido com o seu. Tbm perdi mais de 10 mil fotos qndo meu pc pifou Ç_C
      Tbm nunca acompanhei tanto um artista/gênero musical quanto faço com o k-pop. E olha que já sou meio velhinha pra isso! ^^'
      Mas é isso o que o kpop faz, né? Pega a gnt de jeito e não deixa mais sair xDD

      Excluir